Pelo terceiro ano consecutivo, a Filmaporto vai atribuir cinco bolsas, no valor de 20.000€ cada, para financiar projetos realizados integralmente na cidade do Porto. As bolsas serão atribuídas mediante concurso a propostas de cinema de ficção, documentário ou animação, séries, cinema experimental e ensaio. A fase de candidaturas decorre até às 18:00 de 23 de junho e o regulamento pode ser consultado aqui.
Existem duas modalidades de apoio, dirigidas a diferentes públicos e nomeadas a partir de duas figuras ímpares da cidade, António Neves e Edmond Pascaud, fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto. À bolsa Neves podem candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas, realizadores e produtores residentes fora do concelho. Em 2023, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud e as candidaturas serão avaliadas por um júri composto pelos cineastas Filipe Melo, João Gonzalez e Leonor Teles.
Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a empregabilidade e contratação de técnicos e empresas ligadas ao setor audiovisual da cidade.